CASA FERNANDO PESSOA

CASA FERNANDO PESSOA

SINOPSE

A CASA FERNANDO PESSOA ENCONTRA-SE ENCERRADA AO PÚBLICO, POR MOTIVO DE OBRAS.

A Casa Fernando Pessoa é a casa que foi habitada pelo escritor nos seus últimos 15 anos de vida. Fica em Lisboa, no bairro de Campo de Ourique.

Quem visita a Casa Fernando Pessoa entra em contacto com a sua originalidade literária, reconhecível pela criação dos seus heterónimos: Álvaro de Campos, Alberto Caeiro, Ricardo Reis e do semi-heterónimo Bernardo Soares. Fica a conhecer detalhes da vida de Pessoa e do tempo em que viveu, bem como a relação que manteve com outros artistas da sua geração.

Na casa estão expostos objetos pessoais e documentos da vida do poeta, como um bilhete de identidade, cartões de visita, óculos e blocos de notas, o contrato de arrendamento do apartamento e também a folha onde o registou a sua última frase «I know not what tomorrow will bring», no dia 29 de novembro de 1935, véspera da sua morte. A cómoda sobre a qual escrevia e a estante onde guardava os seus livros são peças de mobília originais que fazem parte da coleção da Casa Fernando Pessoa.

Em destaque nesta coleção estão os livros da Biblioteca Particular de Pessoa, cerca de 1200 livros, alguns deles com muitas anotações feitas nas margens. A sua biblioteca pessoal, classificada como Tesouro Nacional desde 2009, recorda-nos a vertente de leitor do poeta.

Desde que a obra de Fernando Pessoa passou a ser mais amplamente divulgada e traduzida, a sua influência fez-se sentir no trabalho de outros artistas, nomeadamente nas artes visuais. Em exposição permanente encontra-se o famoso retrato do autor pintado por Almada Negreiros, entre outras obras deste artista, ou de Júlio Pomar.

 

Entradas gratuitas:
- Menores de 12 anos, exceto em contexto escolar
- 13 – 25 anos, residentes no concelho de Lisboa
- Residentes em território nacional, DOM/FER
- Desempregados
- Profissionais em exercício de funções
- Acompanhante de pessoa com necessidades específicas
- Visitantes da Biblioteca
- Serviço Educativo – projetos educativos gratuitos

Para todas as reduções e isenções, é necessária a apresentação do comprovativo.

Aguarde um momento...