PALÁCIO PIMENTA

PALÁCIO PIMENTA

SINOPSE

OS DESCONTOS ENCONTRAM-SE DISPONÍVEIS PARA APLICAÇÃO APÓS A SELEÇÃO DO NÚMERO DE BILHETES PRETENDIDOS.

A exposição do piso térreo do Museu de Lisboa - Palácio Pimenta revela a evolução de Lisboa, cidade que cresceu virada para o rio Tejo, desde o Paleolítico, há mais de cem mil anos, quando os primeiros habitantes chegaram a este território, até ao esplendor que a cidade atingiu no reinado de D. João V (r. 1706 - 1750).

Esta é a primeira parte da nova exposição de longa duração que terá em breve continuidade no piso 1, atualmente em renovação, onde se percorrerá a história de Lisboa desde o século XVIII até ao final do século XX.

Através de mais de 500 peças, mais de 200 das quais novas em relação à exposição anterior, a nova exposição é um convite para uma Viagem ao interior da cidade, que revela a evolução de Lisboa.

O percurso, organizado de forma cronológica, desvenda diferentes etapas do desenvolvimento urbano e da ocupação do território, complementadas por aspetos da vida quotidiana, importantes marcos arquitetónicos, artísticos e arqueológicos.

Com dez mil miniaturas de edifícios que se estendem por mais de dez metros de comprimento e por quatro metros de largura, a Maqueta de Lisboa anterior ao Terramoto de 1755, uma das peças mais emblemáticas do acervo do Museu de Lisboa, volta a estar disponível ao público.

A importância da cerâmica na construção e na identidade de Lisboa justifica a criação de uma área específica, dedicada a «Lisboa, cidade de cerâmica», a qual interrompe o discurso cronológico da cidade, que terá continuidade no piso 1 do Museu.

A exposição atual permite a visita à antiga cozinha e capela, espaços emblemáticos da vivência do palácio hoje musealizado.

O Museu de Lisboa - Palácio Pimenta possui um outro espaço expositivo: o Pavilhão Preto. Localizado nos jardins, destina-se à apresentação de exposições temporárias de curta e média duração, maioritariamente da responsabilidade do Museu, acolhendo igualmente exposições de outras proveniências.

 

HORÁRIO:

Terça-feira a Domingo, das 10.00h às 18.00h.

Encerrados à segunda-feira e nos dias 1 de maio, 24, 25 e 31 de dezembro e 1 de janeiro. 

Endereço Campo Grande, 245 1700-091 Lisboa

Como chegar Autocarros: 701, 717, 731, 735, 736, 738, 747, 750, 755, 767, 778, 783, 796, 798

Metro: Campo Grande

Contactos +351 217 513 200 info@museudelisboa.pt

 

Entradas gratuitas:

- Menores de 12 anos, exceto em contexto escolar

- 13 – 18 anos, residentes no concelho de Lisboa

- Maiores de 65 anos, residentes no concelho de Lisboa

- Acompanhante de pessoa com necessidades específicas

- Desempregados, residentes no concelho de Lisboa

Para todas as reduções e isenções, é necessária a apresentação do comprovativo

Aguarde um momento...